Palestra Dezembro Vermelho - IST/AIDS – previna-se, o risco não vale a pena

15 de dez, 2021
19h
Sesc Centro, Goiânia

O Sesc Goiás, por meio do projeto Saúde em Dia, realiza a palestra “Dezembro Vermelho - IST/AIDS – previna-se, o risco não vale a pena”, com a enfermeira especialista em saúde pública, Sheyla Pereira da Silva. O evento online acontece no dia 15 de dezembro, às 19h, com transmissão pelo canal do Sesc no Youtube (youtube.com/sescgo). 

No Brasil, o Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids, ou Sida) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). A data foi estabelecida internacionalmente em 1987 por decisão da Assembleia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o Ministério da Saúde adotou a data um ano depois. O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é o 1º de dezembro. A cor vermelha, por sua vez, foi escolhida por ser a cor do laço que é símbolo da luta contra a Aids.

Ao mesmo tempo que uma grande parte da população tem conhecimento do que é a AIDS por causa da pandemia dos anos de 1980, os casos da doença estão em uma crescente nos últimos anos em diversos países, incluindo o Brasil.

De acordo com o Programa Conjunto da ONU para HIV/Aids, o Unaids, entre 2010 e 2018, o Brasil teve um aumento de 21% no número de casos.

Os dados firmam ainda mais a importância da conscientização promovida pelo dezembro vermelho.

É gratuito