7º Icumam Lab

05 de out a 15 out, 2021
14h
Verifique o local, Goiânia

A 7ª edição do Icumam Lab tem início no próximo dia 5 e segue até 15 de outubro. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será totalmente online, e o melhor, gratuito. O Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste terá programação aberta ao público e exclusiva para os diretores e produtores dos projetos selecionados. A programação completa está disponível pelo site icumam.com.br/lab_2021. O Sesc Goiás parceiro do evento.

A edição de 2021 recebeu 41 inscrições. Destas, seis projetos foram selecionados: três de longa-metragem e três de série. Todos os projetos na categoria ficção, conforme o regulamento. São quatro representantes do Distrito Federal e dois de Goiás.

O primeiro dia de evento será marcado pela abertura, às 14h, com participação de representantes do Icumam Lab, tutores, assim como os diretores e produtores dos projetos. Em seguida, às 18h, haverá palestra aberta ao público, transmitida pelo canal do Icumam no YouTube. O tema “As desventuras de um roteirista” será ministrado pela diretora e roteirista Carol Rodrigues, com mediação de Larissa Fernandes, que também é diretora e roteirista. O objetivo é discutir as especificidades de cada projeto, para a comunicação com seus diferentes públicos durante a realização.

Aqueles que desejam aproveitar o Laboratório para ter contato e trocar experiências com profissionais renomados no mercado poderão participar também de outra palestra aberta, pelo youtube.com/icumam. No dia 14 de outubro (quinta-feira), às 18h, o diretor e roteirista Marcelo Caetano, com mediação do produtor Ivan Melo, mostrará os limites da criação e da autoria em cada um dos contextos analisados na palestra “Realização independente no atual panorama audiovisual brasileiro”.

A programação seguirá para os participantes selecionados, com as consultorias de roteiro e produção, individuais e em grupos, no decorrer dos dias do Laboratório, incluindo a parte de pitching. Todas as atividades terão a participação de tutores renomados no mercado audiovisual, como a roteirista, diretora e editora, Ana Julia Travia; a produtora, documentarista e pesquisadora, Clara Ramos; a roteirista, diretora e produtora, Fernanda De Capua; o produtor Leonardo Mecchi; e a diretora e roteirista, Maria Clara Escobar.

No dia 8 de outubro (sexta-feira), para os participantes, ocorre o estudo de caso de Co-Produção "A Febre"/Brasil-França; e no dia 12 (terça-feira), palestra/Charla EAVE + BrLab: “Branding Yourself”, com Roshanak Behesht Nedjad. Estas atividades fazem parte da parceria com o BRLab, um dos mais expressivos e importantes laboratórios de desenvolvimento de projetos audiovisuais da América latina, que acontecerá simultaneamente ao Icumam Lab. Eles também terão palestra exclusiva com a curadora e programadora, Talita Arruda. O tema será “Distribuição Independente e Mercado” e acontece no dia 11 de outubro (segunda-feira), às 14h.

Os diretores e produtores dos projetos selecionados concorrem a prêmios que envolvem valores para formação e desenvolvimento do projeto; serviços de pós; consultoria individualizada de pitching; e consultoria de produção. Eles são entregues no encerramento no dia 15 de outubro.

A diretora geral do Icumam Lab, Maria Abdalla falou da expectativa para o início de mais uma edição do Laboratório. “Apesar de mais enxuta, e pela segunda vez online por causa da pandemia e da falta de incentivos para a área, será mais um grande momento de imersão e capacitação. Recebemos ótimos projetos e os profissionais que estarão conosco somarão em conhecimento e experiência, que com certeza impactará o mercado audiovisual”, acredita.

Icumam Lab

O Icumam Lab é uma realização e idealização do Icumam Cultural e Instituto, que também realiza os projetos Goiânia Mostra Curtas, Cinema Popular e o Curso de Cinema - Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais. Nesta edição, o Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste tem o apoio da Unimed Goiânia; apoio cultural do BrLab e do Projeto Paradiso; a colaboração de Mistika, DOT Cine, C/as4tro, Vermelho Filmes e API - Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro; divulgação Imprensa Mahon; e correalização do Sesc Goiás.

É gratuito