Oficinas Gratuitas

01 de set a 30 set, 2021
Verificar horários
Teatro Sesc Centro, Goiânia

Oficina de dança afro e samba de roda

Ministrante: Casa Nagô – Tininha Odara
Data: 9 e 10 de setembro
Horário: 18h30 às 20h30
Classificação: 16 anos
Via Teams
INSCREVA-SE AQUI
Vivência e fundamentação em dança afro e samba de roda

Oficina de sonorização 
Ministrante: Ryggie Diamantino
Data: 9 e 10 de setembro
Horário: 18h30
Classificação: 16 anos
Via Teams
INSCREVA-SE AQUI 
Será ministrado em forma de webinário uma formação visando as principais tendências da sonorização, sua trajetória histórica, equipamentos e tecnologias de sonorização.

Oficina de Dancehall
Ministrante Woley Silva
Data: 10 e 11 de setembro
Horário: 9h
Classificação: 12 anos
Via Teams
INSCREVA-SE AQUI
Será estudado a dança dancehall, que tem sua origem cultural na Jamaica. Vamos estudar as três escolas: old school mid school e new school.

Oficina Óleo sobre tela – Espatulado 
Ministrante: Ateliê Ivana Martins – Ivana Martins
Data: 10, 13 e 15 de setembro
Horário: 19h às 20h20
Classificação: 12 anos
Via Teams
INSCREVA-SE AQUI 
Trabalhar a técnica espatulado com a ferramenta de uma pequena espátula, aplicando sobre a tela com tinta a óleo. Isso leva ao uso de camadas mais densas de tintas, aproximando-se do impressionismo. É uma oficina de 4 horas onde será falado a introdução a teoria das cores, os materiais corretos utilizados e noções básicas da teoria da cor.

Oficina de Dança – Eu me vejo em você isso me move 
Ministrante: Nayane Fernandes
Data: 10 e 11 de setembro
Horário: 10h
Classificação: 14 anos
Via Teams
INSCREVA-SE AQUI
A intenção da oficina é trabalhar a autonomia das alunas e dos alunos, através de dinâmicas direcionadas. No final o intuito é mostrar diferentes caminhos para desenvolver a criatividade através do corpo.

Oficina de Danças Urbanas 
Ministrante: Anyel Aram
Data: 11 de setembro
Horário: 17h
Classificação: 14 anos
Via Teams
INSCREVA-SE AQUI
Oficina destinada para a introdução às danças urbanas.

Oficina de dança contemporânea
Ministrante: Marcos Vinicius
Data: 11 e 18 de setembro
Horário: 9h às 11h
Classificação: Livre
Via Teams
INSCREVA-SE AQUI
A proposta foi criada com base em uma das aulas de contemporâneo ministrada pelo professor Marcos. Em uma aula ele solicitou o nome de um livro que alguma aluna estava lendo, em seguida pediu uma sugestão de lugar. O livro citado por uma aluna foi a fórmula da água, e o lugar escolhido por outra aluna foi uma floresta. Sendo assim, a coreografia é toda baseada na busca de encontrar/descobrir essa fórmula dentro de uma floresta. Para isso é preciso usar muita criatividade, pois na dança precisamos expressar o medo, ansiedade, perspicácia e perseverança.

Oficina Economia Criativa: Empreendedorismo e Inovação nas Artes visuais
Ministrante: Décio Coutinho
Data: 11 de setembro
Horário: 14h às 18h
Classificação: 14 anos
Via Teams
INSCREVA-SE AQUI
Esta oficina foi especialmente feita para estimular artistas, profissionais, empreendedores criativos ou pessoas que queiram trabalhar com criatividade a ter um novo comportamento, estratégias e uma nova visão sobre como utilizar sua criatividade de modo rico, gerando múltiplos benefícios e riquezas, através da economia criativa, inovação e empreendedorismo.

Oficina de violino para iniciantes 
Ministrante: Isaac Gonçalves
Via Teams
Data: 13 e 15 de setembro
Horário: 9h às 11h
Classificação: Livre
A oficina tem como objetivo mostrar o violino de maneira prática e com uma linguagem acessível para que o interessado possa entender o conteúdo de forma prazerosa e tenha estímulo em aprofundar os estudos.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina A revolução dos brinquedos 
Ministrante: Pedro Augusto Diniz
Data: 13 15 e 17 de setembro
Horário: 9h às 10h20
Classificação: 12 anos
Estudo dos aspectos teóricos, técnicos, conceituais e semânticos do filme de animação “a revolução dos brinquedos” de Pedro Augusto Diniz, no qual a memória individual e afetiva dos personagens é o princípio ativo para a solução de um eminente desastre global.  
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Treino de flexibilidade
Ministrante: Lucienne Almeida
Data: 13 e 14 de setembro
Horário: 14h às 16h
Classificação: a partir de 16 anos
Via Teams
O objetivo dessa oficina é trabalhar a capacidade corporal flexibilidade. Os alongamentos vão além da ideia de exercícios focados no relaxamento muscular, portanto a oficina inclui essa perspectiva e acrescenta como ponto principal o ganho de amplitude de flexibilidade, por meio de exercícios ativos e passivos. Apesar da oficina não abarcar em sua proposta a modalidade circense contorção penso que pela forma como ela foi criada é possível aos oficineiros vivenciarem a rotina de treinos circenses e o universo do circo, já que a flexibilidade atravessa de formas variadas as diferentes modalidades circenses. Materiais necessários: garrafinha ou copo de água para não se desidratar; roupas que permitam movimentação; elástico ou um cachecol ou uma blusa grande; bloquinhos de yoga ou livros; cadeira ou sofá ou banquinho.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina A imagem animada na criação de flipper books
Ministrante: Camila Mogyca
Data: 13 de setembro
Horário: 15h às 19h
Classificação: a partir de 12 anos
Via Teams
O objetivo desta oficina é compreender o processo de animação de imagens através da criação de um flipper book, que é a construção de um bloco de desenhos, onde, ao folhear as páginas rapidamente obtém-se a ilusão de imagens em movimento.  Desta maneira, vamos aprender a construir desenhos em movimentos criando uma sequência de imagens
INSCREVA-SE AQUI

Oficina de iluminação cinematográfica
Ministrante: Antonio H. Queiroz
Data: 13 de setembro
Horário: 18h às 22h
Classificação: livre
Via Teams
Como aplicar os princípios da iluminação cinematográfica nas pequenas produções.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Brincadeiras com Agbê
Ministrante: Sarah Airê
Data: 13 e 15 de setembro
Horário: 19h às 21h
Classificação: livre
Via Teams
De forma descontraída, Sarah Airê compartilhará um pouco do que desenvolveu com o instrumento em sua trajetória. Brincadeiras para quem já sabe tocar Agbê e para quem quer aprender. Uma boa oportunidade de incrementar o repertório com esse instrumento, com ritmos como maracatu, samba, coco e algumas misturas de tudo isso.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Bambolê e confecção de bambolê de fogo
Ministrante: Gabriela Vasquez Medina
Data: 14, 15, 16 e 17 de setembro
Horário: 10h às 11h
Classificação: 12 anos
Abordando a história do bambolê e como ele tem prevalecido no longo do tempo sendo um objeto usado para diversas atividades no campo esportivo brindando vitalidade saúde diversão para as pessoas que usam eles. Depois de ter essa informação clara vamos começar com um aquecimento muscular necessário antes de realizar qualquer atividade muscular. Nesta oficina a ministrante vai ensinar técnicas do malabarismo com o bambolê.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Teatro contra timidez – “Tire a vergonha do foco”
Ministrante: Mel Gonçalves - “Entre Coisas CIA Teatral”
Data: 15 de setembro
Horário: 18h às 22h
Classificação: 18 anos
Via Teams
Oficina de desenvolvimento pessoal, físico e emocional, para ressignificação da timidez e autoestima, através de técnicas teatrais com trabalho corporal e racional usando elementos da arte teatral performática.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina de construção de escada livre de equilíbrio e iniciação no equilíbrio
Ministrante: Aimer Xavier
Data: 15, 16 e 17 de setembro
Horário: 10h às 11h20 
Classificação: livre
Oficina de construção de escada livre de equilíbrio e iniciação no equilíbrio. A oficina será dividida em 3 dias. No primeiro dia conheceremos os diferentes materiais, os preços, medidas, ferramentas e falarei dicas na fabricação da escada livre de equilíbrio. Segundo dia fabricaremos uma escada livre de equilíbrio, mostrando passo a passo a construção dela e falarei sobre algumas serralherias em Goiânia onde também podemos mandar fazer nossa escada. No terceiro dia, já com a nossa escada pronta, começaremos a prática e exercícios básicos educativos para desenvolver nosso equilíbrio na escada. Também falaremos sobre a minha experiência como autodidata.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Desenvolver o conhecimento musical através do teclado e do piano 
Ministrante: Fabrízia Rodrigues
Data: 15, 22 e 29 de setembro e 06 de outubro
Horário: 14h às 15h 
Classificação: livre
Via Teams
O objetivo geral do projeto é desenvolver o conhecimento musical, a toda pessoa que tenha interesse em aprender sobre música através do teclado e do piano. Toda pessoa que tenha interesse em conhecer este maravilhoso mundo musical é convidada a participar, com uma proposta em conteúdos sucintos, vídeos aulas, estimulando os alunos numa sequência lógica e de fácil entendimento.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Curso prático de giz pastel seco 
Ministrante: Maria Felix
Datas: 15, 16, 17 e 18 de setembro
Horário: 16h
Classificação: livre
Via Teams
Curso de giz pastel para iniciantes de qualquer idade, aulas explicativas com várias técnicas para quem deseja usar o giz pastel em algum trabalho artístico
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Vigília - Ateliê dentro da imagem
Ministrante: Benedito Ferreira
Datas: 15, 16 e 17 de setembro
Horário: 19h às 20h20
Classificação: 18 anos
Via Teams
O Vigília - Ateliê dentro da imagem é um laboratório que visa a constituição de um campo de trabalho que reverbera na prática do artista como intervenção em um estado de coisas. Pretende estimular a revisão de portfólios dos artistas participantes e promover discussões que abarquem o fazer contemporâneo e suas estratégicas. Dividido em três encontros guiados por exercícios de escrita, mergulhos em distintos gestos criativos e acompanhamento crítico de trabalhos, fomentaremos as experimentações práticas e reflexivas, a partir das obras e processos dos artistas participantes que queiram revisar seus portfólios. Público-alvo: estudantes, artistas visuais, realizadores cinematográficos e diretores de arte que desejem revisar seus portfólios.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina de construção de instrumentos com materiais recicláveis
Ministrante: Manas'om Musicalização
Datas: 16 e 17 de setembro
Horário: 18h30 às 20h30
Classificação: livre
A a oficina realizada por Nathalia Kaule, responsável pela Manas'om Musicalização, propõe a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis tratando, além da possibilidade de produzir música com instrumentos alternativos, a importância e relevância da reciclagem nos dias atuais a partir da feição e utilização dos instrumentos em vários ritmos e músicas diferentes, trazendo as crianças, sejam elas pequenas ou grandes, para um momento criativo, musical, e de ação social muito significativa. Cada oficina se divide em 3 momentos: - tratamento e seleção dos materiais para a construção dos instrumentos - passo a passo para a construção do instrumento - utilização dos instrumentos dentro de algumas canções autorais criadas em momentos de aulas com alunos e alunas da Manas'om.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Estilo pessoal na concepção da imagem profissional 
Ministrante: Giselle Gonçalves Machado
Datas: 18 de setembro
Horário: 10h às 14h
Classificação: livre
Via Teams
Refletir sobre o uso da imagem profissional no ambiente de trabalho, traçando estratégias de comunicação, marketing e branding de marca pessoal.  A fim de problematizar e entender novas formas de divulgar e oferecer o trabalho artístico via e-commerce. Como processo metodológico esta oficina será realizado da seguinte forma: primeiro momento explanação teórica sobre o tema, onde na oportunidade será feita uma contextualização sobre o que é estilo pessoal, imagem profissional e os códigos de vestimenta e netiqueta. Para isso usaremos o estudo teórico/prático. O segundo momento será dedicado a demonstração e estudo de caso, onde traremos exemplos de como usar a nossa imagem pessoal para divulgar e apresentar nosso trabalho tanto na internet quanto fora dela.  Os alunos receberão por e-mail um e-book com os conteúdos, links e pautas abordadas.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Introdução à gravação orgânica de bateria
Ministrante: Lucas Bauret
Datas: 18 de setembro
Horário: 18h às 22h
Classificação: livre
Via Teams
A gravação de uma bateria acústica é, na maioria dos casos, o primeiro passo para a gravação de uma música de sucesso. Mas ao entrar em contato com o instrumento, inúmeras dúvidas aparecem. Gravar em estúdio? Gravar em casa? Usar baterias virtuais? Será que vai ficar bom? Como não incomodar meus vizinhos?  Para colaborar juntamente a outros artistas independentes, Lucas Bauret (@lucasbauret @precosombra), engenheiro de áudio, produtor musical e multiartista goiano, oferece uma oficina introdutória de gravação de bateria acústica. Versando por temas que passam pela seleção de equipamentos, posicionamento de microfones e mixagem da gravação, o evento oferece repertório para que artistas entendam e apliquem em suas gravações conhecimentos técnicos de forma prática e intuitiva. 
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Como transformar a criatividade em negócio rentável
Ministrante: Juliano Silvestre
Data: 18 de setembro
Horário: 14 às 18h
Classificação: livre
Via Teams
Esta oficina propõe a disrupção criativa, estimulando outras áreas do conhecimento que tem alto potencial criativo e empreendedor. Saber utilizar os recursos territoriais e naturais como matéria-prima para este século. Entender o público-alvo e as mudanças sociais e econômicas para alcançar os objetivos determinados.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina de desenho
Ministrante: Thays da Rocha Custódio
Datas: 18 de setembro
Horário: 15h às 19h
Classificação: livre
Via Teams
Perspectiva em um ponto de fuga é um desenho que utiliza um único ponto de fuga para criar a ilusão de profundidade em uma obra de arte ou desenho’. No decorrer da oficina vamos trabalhar e aprender, com intuito de mostrar a ilusão da realidade dentro de um desenho, e conhecer alguns termos técnicos, previamente antes da pratica, são eles:  linhas, posição do ponto (direita/esquerda), fundo, formas geométricas, perspectiva, plano de visão (gerais, médios e próximo), linhas verticais (linhas traçadas para cima e para baixo e perpendicular (em ângulo reto) ao horizonte), linhas paralelas (que nunca se tocam) e perspectiva central (ponto de fuga). Levando-se em consideração esses aspectos, vamos colocar em prática todo exemplo que será abordado na oficina, as paisagens urbanas e formas geométricas que serão nosso caminho, depois que realizar toda parte técnica dentro da teórica, e com bastante treino reproduzir o material apresentado durante as aulas.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Direção de fotografia para cinema
Ministrante: Issac Brum Souza
Data: 14 e 15 de setembro
Horário: 18h30 às 20h30
Classificação: livre
Uma introdução no universo da linguagem audiovisual, sua evolução ao longo da história do cinema, a função do diretor de fotografia, técnicas de filmagem e composição, aspectos da luz, temperatura de cor e técnicas de iluminação.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Criação Imagética
Ministrante: Tatiana Moreno
Data: 20 e 21 de setembro
Horário: 10h
Classificação: livre
A oficina de criação imagética com técnicas mistas para desenvolvimento de pôsteres, cartões, material publicitário ou outros trabalhos em formato bidimensionais.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Produção cinematográfica de videoclipes no celular
Ministrante: Lucas Moreira
Data: 22 e 24 de setembro
Horário: 18h30 às 20h30
Classificação: 16 anos
Nessa oficina você irá aprender em algumas etapas a produzir um videoclipe cinematográfico, realizando sua captação por um celular. Teremos como principal foco a organização do ciclo de produção de maneira efetiva, sendo os principais pilares: roteiro, organização da gravação, filmagem e edição, com diversas técnicas para extrair o melhor resultado com o aparelho que provavelmente já tem. Partiremos do pressuposto que o mais importante em qualquer que seja o vídeo, é passar uma mensagem ou contar uma história.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Edição de vídeo e suas implicações
Ministrante: Djalma de Lima Rolim
Data: 27 e 28 de setembro
Horário: 10h às 12h
Classificação: 14 anos
Nesta oficina iremos aprender sobre o nascimento e o desenvolvimento da montagem como instrumento narrativo. Isso será feito por meio de vídeo aulas que mostram a evolução tecnológica que permitiu que o cinema se tornasse a indústria que conhecemos. Dentre vários outros assuntos, você aprenderá sobre: o surgimento do processo de edição; os tipos de edição; a evolução da edição; o estado atual da edição.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Teoria aplicada para bateristas e percussionista
Data: 28 de setembro
Horário: 14h às 18h
Classificação: livre
Ensinar passos básicos para quem quer aprender a ler e escrever partitura, a partir do básico.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Mito e teatro em pan-demia 
Ministrante: Alexandre Silva Nunes
Data: 29 e 30 de setembro
Horário:10h às 12h
Classificação: 16 anos
Estudo de métodos de criação orientados por imagens e narrativas míticas. Para esta oficina, a imagem dos deuses pã e eco serão utilizadas como referência, para a pesquisa dos estudantes, estabelecendo relações míticas com o momento atual de pandemia e questões relativas à ecologia. Capacitar os participantes no método de dramaturgia por imagens, visando a criação de vídeo performances solo.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Acessibilidade para o audiovisual 
Ministrante: Sarah Melgaço
Data: 29 de setembro
Horário: 14h às 18h
Classificação: livre
Será ministrado um curso com momentos teóricos e práticos de como elaborar a acessibilidade para o audiovisual, abordando sobre a janela de libras, a legenda descritiva e audiodescrição, além de apresentar leis e decretos que abordam sobre a temática.
INSCREVA-SE AQUI

Oficina Técnicas de ilustração de procreate para tablets
Ministrante: Luciana Messala
Data: 30 de setembro
Horário: 14h as 18h
Classificação: 16 anos
Aprenda pintura digital e ilustração com o app procreate. Saiba como o procreate revolucionou o meio de ilustração e a pintura digital. Lide com processos de pintura e ilustração.  O principal app de trabalho de profissionais de criação quanto aspirantes a artistas
INSCREVA-SE AQUI



É gratuito