Programação Claque OFICINAS

01 de jul a 31 jul, 2021
Verificar horários
Teatro Sesc Centro, Goiânia

Teatro Educação: a parceria que deu certo!

Ministrante: Bruno Quirino Peixoto

Data: 26 e 27 de julho

Horário: 14h às 16h

Classificação: a partir de 18 anos

Via Teams

Inscreva-se AQUI.

As investigações em educação que servem à contemporaneidade estão pautadas numa escola viva, posta no mundo com um professor que não tema suas dúvidas, que busque um estudante vivo, inquieto e participante - Teatro e Educação desenvolvem essa parceria. Oficina para interessados e professores da educação infantil e fundamental-1ª fase.


Danças Urbanas

Ministrante: Beatriz Borges de Sousa

Data: 26 a 29 de julho 

Horário: 15h às 16h

Classificação: Livre

Inscreva-se AQUI.

Via Google Teams

Aulas iniciantes de Danças Urbanas, divertindo e aprendendo sobre diversos estilos como hip hop, dancehall, popping, house, waacking e outros. Aumentando sua coordenação, autoconhecimento e criatividade. Expressar, aprender, criar.


Desenhos como experiência singular: imagens e palavras

Ministrante: Henrique Lima Assis

Data: 26 e 27 de julho

Horário: 16h às 18h

Classificação: a partir de 18 anos

Inscreva-se AQUI.

Via Google Teams

Metodologicamente, a oficina propõe três momentos específicos e encadeados entre si: No primeiro, um estudo reflexivo sobre a relação entre IMAGEM E PALAVRA nas artes visuais contemporâneas. A reflexão e o diálogo em obras de artistas locais e nacionais que utilizam a PALAVRA em seus trabalhos artísticos. No segundo momento da oficina, experimentar materiais e suportes artísticos será a tônica. Assim sendo, os participantes deverão organizar seus espaços e materiais para que suas experiências com as artes visuais, desenhando imagens e palavras, sejam criativas, expressivas, autorais. Na sequência, no terceiro momento, encerrando a oficina, proporei uma roda de apreciação dos desenhos produzidos pelos participantes e uma conversa avaliativa, onde cada um falará sobre seu processo criativo, suas impressões e percepções estéticas e como a oficina contribuiu para a continuidade de sua produção artística pessoal.


Dança da Alma

Ministrante: Ingrid Rodrigues Gomes

Data: 27 e 28 de julho

Data: 15h às 17h

Classificação: a partir de 16 anos

Inscreva-se AQUI.

 Via Google Teams

Dançar com a Alma é se permitir um contato com o seu ser interior! Escutar, olhar, sentir e se movimentar para deixar sair uma beleza que vem de dentro! Vamos descobrir movimentos novos, nessa dança o convite é criar a partir das suas memórias, vamos improvisar, vamos compartilhar nossas histórias, e assim acessar camadas profundas do nosso sistema e nos curar! O movimento nos traz liberdade e alegria! Seja livre pra dançar e deixe sua alma se expressar!


Circo na Escola

Ministrante: Mônica Alves Barreto

Data: 28 e 29 de julho

Horário: 14h às 16h

Classificação: a partir de 18 anos

Inscreva-se AQUI.

Via Google Teams

A oficina Circo na Escola é parte de um trabalho desenvolvido pela artista Mônica Alves Barreto desde 2018, partindo da proposta pedagógica apresentada pelas publicações O Circo Chegou, que pretende por meio de uma história infantil apresentar o universo do circo às crianças, e Jogando com o Circo, que apresenta atividades lúdicas baseadas em atividades circenses, ambos de autoria de Marco Bortoleto. A proposta é trazer um projeto de difusão dos conhecimentos circenses, desde a infância. Foram elaborados jogos circenses que possibilitassem aos professores trabalhar seus conteúdos de forma lúdica através de atividades circenses. Algumas possibilidades de integração entre o circo e os componentes curriculares desenvolvidos nesta oportunidade foram: Português, Matemática, Artes, Ciências, Geografia, História, Inglês, Ed. Física e outros.

Malabarismo para todos: uma escola para aprender a "ver", a "observar" e a "olhar"

Ministrante: Damião Marcelo Ribeiro

Data: 28 e 29 de julho 

Horário: 16h às 18h

Classificação: Livre

Inscreva-se AQUI.

Via Google Teams

Oferecer oficinas de atividades circenses para as crianças, a partir de uma pedagogia que envolve e desenvolve a aprendizagem de cada indivíduo, permitindo que estes se desenvolvam de acordo com seu próprio ritmo, capacidade e interesse, favorecendo uma formação do ser humano. A oficina de Circo, malabarismo e equilibrismo busca o desenvolvimento integral, compreendendo os aspectos afetivos, cognitivos e sociais. Dessa forma, as propostas de atividades circenses são voltadas para a educação. A finalidade da oficina é de proporcionar atividades circenses como forma de oferecer um conhecimento na área de artes circenses, tendo como foco as técnicas de malabarismo, compreendendo o conhecimento de artes como ferramenta de transformação sociocultural. O curso oferece técnicas circenses diversas e promove atividades que estimulam habilidades e aperfeiçoa o uso da dissociação, lateralidade, visão periférica, estimula a autonomia, a auto estima, o reflexo, a memória e coordenação motora dos praticantes, e questões de âmbito subjetivo, tais como a importância do trabalho coletivo no desenvolvimento da autoconfiança e autoconhecimento; o despertar para o sentimento de alteridade a partir da aprendizagem de determinadas técnicas circenses, entre outras possíveis abordagens de cunho pedagógico.


Teatro – Oficina de Preparação para atores

Ministrante: Danilo de Alencar Alves Pinto

Data: 29 de julho

Horário: 14h às 18h

Classificação: a partir de 16 anos

Inscreva-se AQUI.

Via Google Teams

Não existe mágica para se chegar ao personagem. É preciso muito trabalho, abrir lacunas em nossa vida cotidiana recheada de stress, pressa, preocupações e tudo que acompanha o dia a dia do ser humano. Este trabalho objetiva uma pequena luz para a procura de um espaço nas condições psíquicas, emocionais e físicas do ator para que, com essa busca ele possa se encontrar na desenvoltura da formação de sua personagem. É apenas uma possibilidade em comunhão com um trabalho físico que gradativamente vai desconstruindo nossas memórias corporais, tão cheias de vícios, posturas, tensões desequilíbrios. São jogos que podem funcionar na complexidade deste encontro.


Obra comentada – Curral de Peixe, avesso da cena-memória

Mediador: Milton Aires

Data: 29 de julho

Horário: 16h

Classificação: a partir de 12 anos

Via Google Teams

Do quintal de sua casa no cerrado brasileiro, um artista recria paisagens de sua tenra infância até a vida adulta na Amazônia paraense: Belém, Ponta de Pedras, Marajó... guiado por corpo e memória a um reencontro com suas origens. A casa antiga nas margens de um rio, as primeiras experiências de aprendizado em família, as construções de amor, afeto e identidade. As alegrias, despedidas e saudades. 


Oficina de jogos teatrais para atores e não atores

Ministrante: Edson Silva de Oliveira

Data: 30 de julho 

Horário: 14h às 18h

Classificação: a partir de 12 anos

Inscreva-se AQUI.

Via Google Teams

Oficina de jogos teatrais para atores e não atores é uma divertida proposta de jogos para você fazer e jogar com sua família e amigos.


Obra comentada - Dançando no quadrado: produções em quarentena

Mediador: Giovana Consorte de Souza

Data: 30 de julho

Horário: 18h

Classificação: Livre

 Via Google Teams

"Dançando no quadrado: produções em quarentena" é um recorte dos trabalhos de dança em vídeo produzidos pelo Corpo Composto, grupo de pesquisa em dança, entre 2020 e 2021. Partindo dos universos particulares e íntimos da casa de cada jovem do grupo, propomos uma partilha reflexiva e poética sobre o adolescer em quarentena.


O uso do software na gravação edição e mixagem de trilhas sonoras

Ministrante: Cleyber Cardoso Ribeiro

Data: 31 de julho

Horário: 14h às 18h

Classificação: a partir de 14 anos

Inscreva-se AQUI.

Via Google Teams

As pessoas/profissionais que trabalham com teatro e dança, ou mesmo bailarinos, atores ou pessoas que se interessam em mixagem e gravação de trilhas sonoras para o desenvolvimento de seus próprios trabalhos, oportunizando aprendizado sem sair de casa.


Caracterização Teatral Para Iniciantes

Ministrante: Jéssika Hannder Borges

Data: 31 de julho 

Horário: 15h às 19h

Classificação: a partir de 16 anos

Inscreva-se AQUI.

Via Google Teams

Para além da visualidade, qual é a importância e função da caracterização em um espetáculo? O que é a caracterização teatral? De onde veio? E qual são as nomenclaturas especificas que compõem esta área? Estas são algumas indagações que faram parte dos nossos estudos nesta oficina. Afim de refletir e reunir condições intelectuais e técnicas que contribuíram para que nossos oficineiros/artistas conheçam em níveis básicos, as técnicas, bem como, os objetivos da utilização das linguagens da indumentária e da maquiagem na composição teatral, realçando a caracterização das personagens e da cena.


É gratuito