×
SESC

Educação Infantil

A Educação Infantil no Sesc Goiás, com base no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil e na Proposta Pedagógica do Sesc Goiás, atende crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, focando o seu desenvolvimento global nos aspectos afetivo, cognitivo e social, na perspectiva sócio-interacionista e construtivista. Os trabalhos são desenvolvidos a partir de projetos didáticos e projetos de interesse enfatizados nos eixos de trabalho agrupados nas áreas do conhecimento: Artes, Práticas de Oralidade Leitura e Escrita, Natureza e Sociedade, Corpo e Movimento, Música e Matemática, com planejamento participativo envolvendo professores, crianças e familiares.
 

Realizações desenvolvidas no Sesc Goiás: Pré-Escola.
Onde? Sesc Universitário, Sesc Faiçalville e Sesc Anápolis.
Público-alvo: prioritariamente dependentes dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
Contato:  Sesc Universitário - 62 3522 6100; Sesc Faiçalville -  62 3522 6300; Sesc Anápolis - 62 3902 6900

A programação pedagógica é desenvolvida sistematicamente pelas escolas de Educação Infantil do Regional, sendo enriquecida com projetos pedagógicos e eventos socioculturais, tais como:

Construindo e fortalecendo vínculos: visa estimular nas crianças a manifestação da confiança no ambiente escolar, vivenciando um bom processo de adaptação, a fim de desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente, segura de suas capacidades e criando vínculos afetivos em clima de confiança e respeito ao próximo.
Principais ações: programação especial durante a semana, com música, danças, brincadeiras, rodas de conversas, organização de espaços de aprendizagens, oficinas artísticas, contação de histórias, apresentação teatral, sessão de cinema, circuito de jogos, brinquedos infláveis, passeios pela escola apresentando aos novos alunos os espaços e as pessoas que pertencem a este lugar e assim fazendo-os sentir-se mais seguros no espaço escolar.
Espaços de Realização: salas de aula, pátio, parque da Educação Infantil, parque aquático e áreas livres das unidades.

A magia do teatro: objetiva proporcionar às crianças a oportunidade de contato com os diversos segmentos da arte através do teatro, ampliando seus conhecimentos e enriquecendo suas experiências culturais. 
Principais ações: assistir a espetáculos teatrais e participar de conversas com os atores e produtores para que conheçam o desenvolvimento de um percurso criativo e assim articular o conhecer, fruir e produzir Arte.
Espaço de realização: Teatro Sesc Centro e outros teatros das cidades de Goiânia e Anápolis.

Gente que mora dentro da gente: dia da família: promover a integração e a parceria entre a família e a escola, bem como estimular a socialização, o relacionamento e o bem estar entre os integrantes da família, através de momentos de reflexão sobre os diversos contextos e estruturas familiares.
Principais ações: serão desenvolvidas rodas de conversas sobre a diversidade familiar e programações especiais alusivas às comemorações a este dia, buscando sempre refletir sobre a família, além de propiciar momentos de interação, convivência e descontração entre os integrantes da família.
Espaço de realização: dependências da Educação Infantil e outros espaços das unidades executivas.

Arrasta-pé da Educação Infantil: visa ampliar o conhecimento das crianças quanto aos costumes das festas juninas, a história e o valor das mesmas dentro da cultura brasileira.
Principais ações: serão realizadas durante todo o mês de junho atividades de pesquisas, brincadeiras, músicas e comidas típicas dos festejos juninos, encerrando as comemorações com a realização do arrasta-pé da Educação Infantil com apresentações das quadrilhas e outras danças típicas apresentadas pelas crianças.
Espaço de realização: Salão de eventos da unidade Sesc Faiçalville.

Jogos da Educação Infantil (JOEDI): tem a finalidade de envolver as crianças em atividades saudáveis, desenvolvendo o espírito esportivo e o gosto pelo esporte, resgatando valores, autoestima, integração escolar e social.
Principais ações: serão realizados estudos sobre algumas práticas esportivas e suas histórias. As turmas escolherão as práticas esportivas que farão parte do evento e optarão, dentre elas, pelas quais irão competirão. A abertura dos Jogos constará de hino nacional, desfile das bandeiras e das equipes por turmas, juramento dos atletas, ritual de acendimento da Pira Olímpica, apresentações artísticas referentes aos jogos, desafios, jogos competitivos e o encerramento com a entrega de medalhas a todos os participantes.
Espaço de realização: espaços da Educação Infantil, parques aquáticos, quadras e ginásios esportivos das unidades.

Mostra de saberes: evento de encerramento do ano letivo com a realização de uma mostra pedagógica evidenciando os conhecimentos e as produções das crianças, sistematizados nos projetos didáticos.
Principais ações: organização da mostra pedagógica com a montagem de stands para a demonstração de experimentos e a exposição dos trabalhos realizados pelas crianças no decorrer do ano letivo.
Espaço de realização: salas da Educação Infantil e espaços de convivência das unidades.

Transição dos segmentos educacionais: Educação Infantil para o Ensino Fundamental: propõe realizar ações de socialização e interação antecipatória das crianças do Jardim II com as crianças do 1º ano do ensino fundamental do Sesc Cidadania, buscando facilitar a transição de uma etapa de ensino para a outra.
Principais ações: a realização de visita das crianças da Educação Infantil ao Sesc cidadania, para que as mesmas possam conhecer a futura escola e ter contato com os alunos e professores.
Espaço de realização: salas de aula, pátio, parque Infantil, auditório, biblioteca, lanchonete/refeitório e demais espaços do Sesc Cidadania.

Acompanhamento médico, odontológico, nutricional e sociopedagógico (Amons): projeto multidisciplinar que tem como objetivo contribuir para a autonomia na mudança de hábitos a partir do movimento ensino-aprendizagem nos aspectos médico, odontológico, nutricional e sociopedagógico das crianças.
Principais ações: acompanhamento médico, com a avaliação do estado físico da criança, incluindo a acuidade visual; acompanhamento odontológico, por meio do levantamento das necessidades bucais, realização do diagnóstico e tratamento clínico, controle de placa visível através da escovação supervisionada; acompanhamento nutricional, com avaliação e realização do diagnóstico nutricional individual de consulta dietoterápica com as crianças que apresentarem alteração no estado nutricional e/ou  algum tipo de restrição alimentar; planejamento e preparação do lanche considerando as especificidades daquelas crianças com algum tipo de restrição alimentar; desenvolvimento do projeto “Mãos à horta” com atividades voltadas para a educação nutricional alimentar e ambiental. Serão trabalhadas questões de sustentabilidade através da importância de cultivar alimentos orgânicos e o processo de compostagem. As crianças participarão de todo o processo: preparo da terra, plantio, cuidados, colheita, degustação de alimentos colhidos, preparação de receitas utilizando estes alimentos e a realização da feira de hortaliças; acompanhamento do desenvolvimento sociopedagógico das crianças com orientações e devolutivas aos pais e/ou responsáveis pelas crianças.
Espaço de realização: diversos espaços das unidades executivas.

 

REALIZAÇÕES DESENVOLVIDAS NO SESC GOIÁS:

Pré-escola

PÚBLICO ALVO

Prioritariamente dependentes dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo

Educação Infantil