×
SESC

Comerciário,

solicite gratuitamente a sua carteira do Sesc em qualquer uma de nossas unidades em Goiânia e no interior e tenha acesso a todos os nossos serviços e atividades. Com a sua carteira em mãos você poderá se hospedar no Sesc Caldas Novas, na Pousada Sesc Pirenópolis, além dos diversos hotéis do Sesc em todo o país, terá acesso ao nosso serviço de odontologia, oftalmologia, programação cultural, recretiva, escola, eventos esportivos e muito mais benefícios que o Sesc tem para você e sua família.

Deixe a gente transformar sua vida, faça sua carteira do Sesc! 

Navegue pelas perguntas abaixo e tire suas dúvidas sobre a matrícula no Sesc.

PERGUNTAS FREQUENTES

São beneficiários titulares do Sesc: o trabalhador de carteira assinada no comércio de bens, serviços e turismo; os servidores do Sesc e do Senac; os empregados de entidades sindicais do comércio e de comerciários em atividade, aposentados, licenciados que estejam afastados por motivo de saúde ou prestação de Serviço Militar, seus dependentes, os estagiários do Sesc e do Senac e seus dependentes.
 
Entende-se por comerciário o empregado que estiver exercendo atividades em empresas ou entidades enquadradas no plano sindical da Confederação Nacional do Comércio ou vinculados à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e/ou que sejam contribuintes do Sesc.

Todo trabalhador do comércio com carteira assinada e seus dependentes têm direito à carteira do Sesc gratuitamente.  

Confira a lista com os documentos necessários para solicitar sua carteira:

Comerciário titular

Carteira de trabalho atualizada 
Último contracheque 
Carteira de identidade e CPF 
Comprovante de residência
01 foto 3X4 recente 
GFIP/GPS

Cônjuge, companheiro (a): 
Certidão de casamento civil ou religioso ou termo de responsabilidade assinado por duas testemunhas atestando a condição de vida em comum, com reconhecimento de firma ou certidão de nascimento do filho tido em comum;
carteira de identidade
CPF
Foto 3x4 recente
Documentos pessoais do beneficiário titular, incluindo carteira atualizada do Sesc.

Filhos e enteadosOs filhos e os enteados, de união civil ou de união consensual, menores de 21 anos; ou estudantes até 24 anos, desde que solteiros e economicamente dependentes do beneficiário titular;
Certidão de nascimento ou documento de identidade
Carteira profissional atualizada (quando trabalhar)
Foto 3x4 atualizada
Documentos do beneficiário titular.
Certidão do segundo casamento do padrasto ou madrasta, ou termo de responsabilidade assinado por duas testemunhas atestando a condição de vida em comum, com reconhecimento de firma. Apresentar documentos originais do beneficiário titular.

 Viúvo (a):
Certidão de óbito e carteira profissional do beneficiário falecido ou carteira de matrícula do Sesc
Comprovante de residência
Documento de identidade
CPF
Comprovante de pensão recebida
Foto 3x4 recente.

Não. A carteira para o comerciário e seus dependentes é gratuita.
Você precisará ir até uma das Unidades do Sesc com os seguintes documentos:           
Carteira de trabalho atualizada;
Último contracheque;
Carteira de identidade e CPF (obrigatório o CPF para dependentes com idade igual ou superior a 14 anos);
Comprovante de residência;
01 foto 3X4 recente.
GFIP/GPS (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e de Informações à Previdência Social / GPS – Guia da Previdência Social)
Sim. Além dos filhos, também tem direito à carteira do Sesc os cônjuges e pais do titular. Veja quem pode solicitar a carteira e os documentos necessários:
 
1. Cônjuge, companheiro (a): Certidão de casamento civil ou religioso ou termo de responsabilidade assinado por duas testemunhas atestando a condição de vida em comum, com reconhecimento de firma ou certidão de nascimento do filho tido em comum; carteira de identidade, CPF, foto 3x4 recente e documentos pessoais do beneficiário titular, incluindo carteira atualizada do Sesc.
 
2. Filhos e enteados: Os filhos e os enteados, de união civil ou de união consensual, menores de 21 anos; ou estudantes até 24 anos, desde que solteiros e economicamente dependentes do beneficiário titular;
 
Certidão de nascimento ou documento de identidade, carteira profissional atualizada (quando trabalhar), foto 3x4 atualizada e documentos do beneficiário titular. Certidão do segundo casamento do padrasto ou madrasta, ou termo de responsabilidade assinado por duas testemunhas atestando a condição de vida em comum, com reconhecimento de firma. Apresentar documentos originais do beneficiário titular.
 
3 . Viúvo (a): Certidão de óbito e carteira profissional do beneficiário falecido ou carteira de matrícula do SESC, comprovante de residência, documento de identidade, CPF, comprovante de pensão recebida e foto recente.
 
4. Os órfãos do beneficiário titular, menores de 21 anos; ou estudantes até 24 anos, desde que solteiros e economicamente dependentes;
 
5. Menores sob guarda;
 
6. Os irmãos, filhos e enteados do beneficiário titular, inválido de qualquer condição.
 
7. Os pais, ou padrastos e madrastas do beneficiário titular.
O Sesc é uma instituição de direito privado e tem por finalidade estudar, planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias. O Sesc foi criado para atender especificamente o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e as suas despesas, para atender estes clientes, são custeadas prioritariamente pela contribuição mensal dos estabelecimentos comerciais enquadrados nas entidades sindicais subordinadas à Confederação Nacional do Comércio. Isto significa que a principal receita para a manutenção do Sesc é esta receita advinda dos empresários – que contribuem para o Sesc para que seus funcionários, os comerciários, tenham direito a todo e qualquer serviço prestado pela instituição. Assim, o Sesc, ao estabelecer taxas a serem pagas pelos seus clientes específicos (comerciários e seus dependentes) para a utilização de alguns dos muitos serviços que presta, o faz de forma complementar e não com a finalidade de cobrir as suas despesas.
 
Quanto aos convênios firmados pelo Sesc com outros segmentos que não estejam enquadrados nas entidades sindicais subordinadas à Confederação Nacional do Comércio, trata-se de uma decisão política de cada Administração Regional e, tem a finalidade de ampliar seus serviços a outros públicos (conveniados, usuários), desde que este atendimento não implique no comprometimento dos seus recursos orçamentários e físicos, uma vez que a sua receita compulsória deve ser destinada prioritariamente para cobrir as despesas com a prestação de serviços aos comerciários e seus dependentes e, ainda, os valores cobrados pelo Sesc a estes demais públicos, inclusive aos conveniados, não cobre as despesas com os serviços prestados, sendo necessário destinar parte da receita compulsória para custear estas despesas.
 
Considerando o atual cenário macroeconômico do país, o qual tem refletido na redução das receitas de contribuição para o Sesc, o Sesc Goiás está priorizando, neste momento, o atendimento a seu cliente específico, o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, razão pela qual decidiu por não renovar/atender os demais públicos conveniados.
Você pode preencher um formulário disponível na internet, clique aqui, ou entrar em contato diretamente nas Unidades pelas Centrais de Atendimento.
No caso do microempreendedor individual (MEI) ele não tem direito à carteira do Sesc, pois o direito de ser comerciário é garantido ao trabalhador com carteira assinada no comércio de bens, serviços e turismo. O Sesc atende também os empregados de empresas, entidades ou membros de Associações legalmente regulamentadas.
Comerciário: trabalhador de carteira assinada no comércio de bens e serviços, matriculado no Sesc, com carteira dentro do prazo de validade.
 
Dependente: dependente de comerciário, matriculado no Sesc, com carteira dentro do prazo de validade.
 
Conveniado: trabalhador de órgãos ou instituições do Estado de Goiás, conveniados ao Sesc Goiás, com carteira de matrícula dentro do prazo de validade.
 
Usuário: demais sem carteira de matrícula no Sesc e conveniados de outros Estados.
O direito de ser comerciário é garantido ao trabalhador com carteira assinada no comércio de bens, serviços ou turismo. Este direito é assegurado à categoria em todo Território Nacional. Na condição de empresário é preciso procurar o contador de sua empresa e verificar se o Sindicato Patronal no qual a empresa está filiada mantém convênio com o Sesc.

Comerciário é todo o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo que trabalha com carteira assinada. Somente esse categoria e seus dependentes têm direito à carteira do Sesc gratuitamente.

Claro que sim! Algumas de nossas atividades são voltadas exclusivamente para os comerciários e dependentes, mas muitas são abertas a comunidade. Confira a programação no nosso site e veja aquelas que são abertas para usuários (quem não possui a carteira do Sesc). Muitos cursos também oferecem vagas para essa categoria. Você também pode solicitar reservas para o Sesc Caldas e a Pousada Sesc Pirenópolis, mas os critérios estabelecidos preveem o atendimento em primeiro lugar para comerciários e dependentes.