×

ORIENTAÇÕES - EXCURSÕES

Geral

Orienta-se que o viajante se apresente ao local de embarque para viagem rodoviária, com pelo menos 30 minutos de antecedência e para viagem aérea, com pelo menos 2 horas de antecedência à saída.

Documentos

Para o procedimento de embarque é necessária apresentação individual e obrigatória de:

  • Documento de identificação pessoal (com foto a partir de 12 anos) – mesmo documento apresentado na inscrição da viagem.

IMPORTANTE:

  1. Todo menor de idade desacompanhado dos pais ou responsáveis legais, deverá portar autorização escrita desses (conforme modelo) – com firma reconhecida em cartório ou emitida junto à autoridade judiciária – Juizado da Infância e da Juventude.
  2. Não é permitida a viagem de menor de idade desacompanhado de um adulto.
  3. Somente será permitido o embarque com documentos originais.

ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Título VII
Dos Crimes e Das Infrações Administrativas

Capítulo I
Dos Crimes

Art. 250. Hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, em hotel, pensão, motel ou congênere: (Redação dada pela Lei nº 12.038, de 2009).

Bagagem
Para viagens rodoviárias, recomenda-se bagagem com peso máximo de 20 kg por passageiro adulto e 10 kg por criança, para transporte no bagageiro inferior e 5 kg para transporte no porta-bagagem superior.

Para viagens aéreas, orienta-se a verificação da franquia de bagagem, conforme as regras da cia. transportadora, junto ao atendente do Sesc.