×
SESC

Centro Educacional Sesc Cidadania lança jornal

Evento realizado

Projeto envolve estudantes e professores do 9º ano

05 Dez 2017 17h37 atualizado 05 Dez 2017 17h49

Após um semestre de muito trabalho, alunos e docentes do Centro Educacional Sesc Cidadania lançaram o jornal Nas entrelinhas do sudeste. Idealizado pelas professoras de Gramática e Produção de Texto Glaucimeiry Teixeira  e Marcela Rodrigues, o projeto envolveu 150 adolescentes das turmas do 9º ano.

A diretora do Centro Educacional Sesc Cidadania, Maria Filomena Seabra, explica que a primeira edição da publicação Nas entrelinhas do Sudeste conta com notícias, reportagens e outros gêneros textuais redigidos pelos próprios alunos, que já experimentaram de maneira didática e divertida o ofício de ser jornalista. 

Durante o primeiro semestre, de fevereiro a agosto, os estudantes mergulharam no universo literário de consagrados escritores brasileiros que nasceram na região Sudeste, como Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis e Monteiro Lobato. Além do jornal, desse trabalho surgiram apresentações de música e teatro na unidade. As atividades foram supervisionadas pelos professores do 9º ano e resultaram em mais um sucesso, que agradou docentes, alunos e pais.

“O Entrelinhas foi um projeto muito emocionante e intenso. Tive a oportunidade de ver esse grande espetáculo e, em apenas uma manhã, realizar inúmeras viagens, seja para Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo ou Espírito Santo. Tive a experiência de, a cada história recontada, embarcar na imaginação e navegar nas emoções de cada livro encenado, cada paródia”, declarou o aluno Eduardo Monteiro.

“Eu quero muito participar desse projeto, principalmente para repassar as tantas informações que vou aprender para a minha família e as pessoas que estão a minha volta, dando também a oportunidade de saber mais sobre o nosso próprio país”, afirmou a aluna Vitória Santana, do 8º ano, que viu de perto o projeto e pretende participar dos próximos.